segunda-feira, 10 de março de 2014

Fisioterapia em Barbacena


Síndrome da dor Fêmoropatelar


Sindrome da dor femoropatelar 1(Foto inicial)
O que é?
A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificamente a articulação entre o femur e a patela. Acomete até 25% da população, sendo mais comum em mulheres sedentárias e indivíduos com grau de treinamento elevado.
FOTO 1
CausaDiversas causas podem estar relacionadas com a SDFP como: largura excessiva da pelve, joelho valgo, fraqueza muscular dos músculos do quadril e da coxa, patela alta, insuficiência ligamentar, dentre outros.
Sintomas
Dor na região anterior do joelho, ao subir e descer escadas, ao agachar e saltar, após longo período sentado (sinal do cinema), estalos ao andar e correr, sensação de areia dentro da articulação.
Diagnóstico e exames
Um exame físico deve ser realizado pelo fisioterapeuta especializado ou médico a fim de avaliar prováveis insuficiências de partes moles, acometimento de estruturas articulares, além de fatores que afetem as força e o alinhamento articular.
TratamentosO tratamento depende da causa da dor no joelho, sendo geralmente conservador, baseado em técnicas de Fisioterapia. Para alivio da dor, recursos de Eletrotermofototerapia (laser, gelo, terapia combinada) podem ser utilizados. A fisioterapia específica visa melhorar o deslizamento da patela sobre o sulco troclear no fêmur, utilizando exercícios de fortalecimento muscular e correção biomecânica. Os resultados das sessões de fisioterapia vão depender das características individuais de cada paciente, podendo referir melhora entre 10 e 20 sessões.
Fonte: ojoelho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário